segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

... a real good voice ...

Joan as Police Woman - Joan Wasser
26 Junho 1970 - Norwalk, Connecticut, E.U.A.
Singer - Songwriter
1991 - actual
Reveal Records
Indie Rock

Real Life - 2006
To Survive - 2008
Cover - 2009



Joan As Police Woman - To Be Loved

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

a doçura

Maria João & Mário Laginha - Nhlonge Yamina

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

04


The Arcade Fire - Neighborhood #3 (Power out) - Funeral 2004

07


The Arcade Fire - Wake Up - Funeral 2004

Six feet under

The Arcade Fire é uma banda de indie rock da cidade de Montereal, Canadá. Fundada em 2003, a banda é constituída por: Win Butler e Régine Chassagne (casal), Richard Reed Parry, Tim Kingsbury, Sarah Neufeld, Jeremy Gara e Will (irmão de Win). A banda é conhecida pelas suas apresentações ao vivo, como também pelo uso de um grande número de instrumentos musicais: guitarra, bateria, baixo, piano, violino, viola, violoncelo, xilofone, teclado, acordeão e harpa.
O primeiro álbum da banda - Funeral - foi lançado em Setembro de 2004 no Canadá e cinco meses depois na Europa. O título foi escolhido devido ao falecimento de alguns familiares de integrantes da banda durante a sua gravação, o que criou uma atmosfera sombria que influenciou canções como "Une année sans lumière", "In the backseat" e "Haiti".
David Bowie ouviu a banda e chamou a atenção das gravadoras para o seu potencial. A banda também chamou muito a atenção dos U2 que os convidaram para abrir espectáculos no Canadá e acabaram por eleger a canção "Wake up" como tema de abertura da digressão Vertigo Tour (2005-2007).
O segundo álbum Neon Bible foi gravado numa igreja comprada pelos próprios integrantes, motivado pela melhor acústica e lançado em 2006.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

02


Emiliana Torrini - Sunny road - Fisherman's Woman 2005

domingo, 20 de setembro de 2009

menina da voz deliciosa

Emilíana Torrini, nascida a 16 de Maio de 1977, é uma cantora islandesa. Filha de pai italiano e mãe islandesa, aos 7 anos entrou num coro como soprana até entrar numa escola de ópera aos 15 anos. Em 1994 ficou conhecida no seu país natal após ter ganho um concurso musical.
Torrini cantou a canção Gollum's Song, a última do filme de Peter Jackson "The Lord of the Rings: The Two Towers", depois de Björk se afastar devido à sua gravidez.
Já colaborou com diversos artistas, nomeadamente Kylie Minogue.
O último álbum, Me and Armini, está a ter uma boa aceitação do público, apesar da cantora contar já com 7 álbuns, 3 deles na sua lingua materna.

sábado, 12 de setembro de 2009

03

Damien Rice - Elephant - 9 2006

elephant

this has got to die
i said this has got to stop
this has got to lie down
with someone else on top
you can keep me pinned
'cause it's easier to tease
but you can't paint an elephant
quite as good as she
and she may cry like a baby
and she may drive me crazy
'cause i am lately lonely

so why did ya have to lie
i take it i'm your crutch
the pillow in your pillowcase
is easier to touch
and when you think you've sinned
do you fall upon your knees?
or do you sit within your picture?
do you still forget the breeze?
and she may rise if i sing you down
and she may wisely cling to the ground
'cause i'm lately horny
so why would she take me thorny?

what's the point of this song or even singing?
if you've already gone, why am i clinging?
well i could throw her out
and i could live without
and i could do it all for you
i could be true
tell me if you want me to lie
'cause this has got to die
i said this has to stop
this has got to lie down, down
with someone else on top
you can both keep me pinned
'cause it's easier to tease
but ye can't make me happy
quite as good as me..
well,
you know that's a lie

01

Damien Rice - Delicate - 0 2002

Desole


Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu a 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda.
Durante a sua infância, passou muito tempo em contacto com a natureza, na companhia do seu cão e a pescar. O contacto com a música não era grande, no entanto, o seu interesse crescia. Começou por cantar nos coros da escola ainda muito novo. Quando conheceu um namorado da irmã que tocava guitarra, ligou-se ao instrumento, que foi seu companheiro durante um longo período da adolescência.
Damien, que passou grande parte da adolescência a tocar guitarra no seu quarto, decide em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formar a banda Juniper com alguns dos seus colegas.
A liberdade de Rice e a sua relação com a natureza são características do músico desde a sua infância. Por volta dos 6 anos, quando saía para pescar no rio próximo à sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver. Em Março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás e mudou-se para a Toscana, Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de combóio, onde conseguia dinheiro para se manter. No ano seguinte, voltou para Dublin com ânimo revigorado e repleto de idéias novas.
Juntou-se, então, a um grupo de músicos, Lisa Hannigan que partilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão. Lançou em meados de 2002 o seu primeiro álbum "O". O CD foi gravado num estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento, o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor não esperava o enorme sucesso do álbum.
A música na vida de Damien Rice é mais do que uma fonte de renda e sucesso, é o instrumento pelo qual leva as suas idéias aos diferentes lugares por onde passa, um veículo que permite acção pacífica na defesa dos seus ideais. Participou na campanha para a libertação de Aung San Suu Kyi (líder política e activista birmanesa, premiada com o Nobel da Paz em 1991, líder da oposição ao regime ditatorial do país, activista dos direitos humanos) em prisão domiciliar em Mianmar/Birmânia. O músico compôs a música "Unplayed Piano" após uma visita a ela no seu país de origem em 2004. Em 2006 fez parte do projecto The Cake Sale, que reunia diversos grupos musicais e artistas solo da Irlanda, com o objectivo de angariar fundos para as campanhas "Oxfam" e "Ireland Make Trade Fair".
Tanto quanto com os direitos humanos, Damien preocupa-se com as causas ambientais. Tocou no Live Earth de 2007. Segundo ele (entrevista a Stop Global Warning), usa energia eólica em casa, biocombustível nos autocarros e camiões das turnés, sempre que possível, além de reverter receitas de músicas e espectáculos para causas ambientais.
No início do ano de 2009, o músico esteve no Brasil, onde realizou espectáculos em São Paulo e em Florianópolis, sendo este último beneficiente e com toda a receita revertida para a Associação Saúde Criança Recontar. Associação fundada em 2008 por Bebhinn Ramsay, amiga de adolescência de Damien. Rice.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

The Killer

Jerry Lee Lewis, nascido a 29 de Setembro de 1935 em Ferriday, Louisiana, E.U.A., é um cantor, compositor e pianista de Rock & Roll, considerado um dos pioneiros do género.
Desde muito cedo demonstrou um talento natural para o piano, com apenas um ano de idade Jerry já desenvolvera o seu próprio estilo de tocar. Apesar da situação financeira, os seus pais conseguiram um empréstimo para comprar um piano hipotecando a sua própria casa.
Como Elvis Presley, cresceu a cantar música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Em 1950 entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, no entanto foi expulso devido à sua má-conduta (como por exemplo, tocar versões rock & roll dos cânticos da igreja).
Lançou a sua primeira gravação em 1954, juntando-se a nomes como Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash que começaram a sua carreira no Sun Studios na mesma época.
Em 1958 durante uma turné britânica, a imprensa descobriu que a esposa de jerry era Myra Gayle Brown, sua prima de 2º grau de apenas 13 anos. A situação provocou um enorme escândalo público resultando na quase expulsão do artista da cena musical.
Marcado por problemas com álcool e drogas depois de se separar de Myra em 1970, as tragédias continuariam quando o seu filho Jerry Lee Lewis Jr., de 19 anos, morreu num acidente automóvel em 1973. No começo dos anos 60 já havia perdido o seu primeiro filho, Steve Allen Lewis, afogado numa piscina. O próprio comportamento irresponsável de Lewis no final dos anos 70 levou-o a ser internado depois de quase morrer de úlcera. Depois disso, a sua quarta esposa morreu afogada numa piscina, sob circunstâncias suspeitas e pouco mais de um ano a sua quinta esposa seria encontrada morta de overdose de metadona. Também viciado em drogas, Jerry Lee Lewis decidiu-se recuperar na Betty Ford Clinic.
Apesar de seus problemas pessoais, o seu talento musical nunca foi questionado. Apelidado The Killer (O Matador) devido à sua voz poderosa e à sua técnica ao piano, foi descrito pelo seu colega Roy Orbison como o melhor artista cru da história da música rock. Em 1986 Jerry Lee Lewis foi incluído na primeira leva de artistas a serem homenageados no Hall da Fama do Rock and Roll.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Stefan Olsdal


Stefan Olsdal nascido a 31 de Março de 1974 em Göteborg - Suécia, é o guitarrista/baixista da banda Placebo e faz parte do Electronic dance/DJ e remix act Hotel Persona.
Stefan mudou-se para Luxemburgo quando era ainda novo e frequentou o American International School of Luxembourg juntamente com Brian Molko. Começou tocando música na orquestra da escola em 1987. Completou o seu secundário na Suécia e mudou-se para Londres com os seus pais, onde frequentou o Musicans Institute. É abertamente gay, tendo-se publicamente assumido numa entrevista no Melody Maker em 1996.
Juntamente com Brian, é creditado como co-autor em todas as canções (à excepção de "Ashtray Heart" do Battle for the sun que foi creditado unicamente a Brian) e co-produziu Black Market Music e alguns b-sides.
Algumas das suas influências são Depeche Mode, Eurythmics, ABBA, Iron Maiden, The Cure e David Bowie.

01


Placebo - Meds - Meds 2006

Brian escreveu este tema na Índia, tal como o último tema do álbum. Meds, é a respeito de uma pessoa se perder, estar desesperada, não se reconhecer a si própria, já não saber o que pensa e o que realmente sente. Descreve estes sentimentos como muito perturbantes e desejou exprimi-los através desta canção.
Esta canção conta com a participação de Alison Mosshart, vocalista da banda The Kills, do qual Brian é um grande admirador. Conhece-a há 19 anos, gosta muito dela e refere que a sua voz o deixa excitado.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Placebo



Formada a 1994 em Londres - Inglaterra, os integrantes da banda são: o belga Brian Molko (vocalista, guitarrista e teclista), o sueco Stefan Olsdal (baixista, guitarrista e teclista) e mais recentemente o norte-americano Steve Forrest (baterista).

A banda de rock alternativo/glam rock, foi idealizada por Brian Molko e Stefan Olsdal em 1994 que depois de uma pequena apresentação tiveram certeza que deveriam formar uma banda. Nesse mesmo ano, convidaram o baterista Genebrense e amigo de Stefan, Robert Schultzberg, dando origem à Ashtray Heart. Em 1995, o nome mudou para Placebo.

Em 1996 por falta de cumplicidade entre Robert e Brian, o baterista acabou por deixar a banda. Nesse momento convidaram Steve Hewitt, amigo de Brian desde de 1991. Steve já havia tocado algumas vezes com Brian e Stefan anteriormente, porém não pôde participar da formação inicial da banda por ser integrante de outra, a Breed.
A banda, ainda conta com músicos de apoio nos shows, Bill Lloyd e Alex Lee (que substitui Xavior Roide, que deixou a banda em 2006).
A 1 de outubro de 2007, foi anunciado no site oficial que Steve Hewitt deixou a banda, citando "diferenças pessoais e musicais".

13


Placebo - Song to say goodbye - Meds 2006

Primeiro tema escrito por Brian Molko na Índia aquando do Tsunami. Foi lá por diversas razões, uma das quais tentar mudar o seu estilo de vida. Queria fazer-se compreender a si mesmo que não queria tornar-se num rock&roll cliché e que o mundo não precisava de outro rock star morto. Levou a guitarra com ele no sentido de restabelecer amizade com esta e escreveu a letra como uma carta para si mesmo.

"The needle and the damage done" - tributo a uma música de Neil Young.

"A way of making clear to myself the path not to take as a human being."

You are one of Gods mistakesYou crying, tragic waste of skinI'm well aware of how it achesAnd you still won't let me inNow I'm breaking down your doorTo try and save your swollen faceThough I don't like you anymoreYou lying, trying waste of spaceBefore our innocence was lostYou were always one of thoseBlessed with lucky sevensAnd a voice that made me cryMy oh myYou were Mother Nature's sonSomeone to whom I could relateYour needle and your damage doneRemains a sordid twist of fateNow I'm trying to wake you upTo pull you from the liquid sky'Cause if I don't we'll both end upWith just your songs to say goodbyeMy oh myA song to say goodbye (x2)A song to sayBefore our innocence was lostYou were always one of thoseBlessed with lucky sevensAnd a voice that made me cry.It's a song to say goodbye (x8)

Brian Molko


Brian Molko nasceu a 10 de Dezembro de 1972 em Bruxelas - Bélgica.
Filho de mãe escocesa e pai americano, durante a sua infância Brian morou em vários países, como Libéria, Líbano e Luxemburgo, devido à profissão do seu pai, bancário internacional.
Descreve sua infância como um momento de solidão (gostava muito de ficar no seu quarto sozinho) e alienação. Aos 11 anos, Molko já usava maquiagem e aos 14 anos assumiu a sua bissexualidade e o seu estilo andrógeno.
Em Luxemburgo estudou até aos seus 17 anos, em 1990 mudou-se para Londres e estudou Drama no Goldsmith College mesmo contra a vontade dos seus pais. Após uma apresentação em 1994 com Stefan Olsdal, idealizaram a banda que contou ainda com Robert Schultzberg, chamada Ashtray Heart, mudando, mais tarde, para Placebo.
Suas ifluências musicais incluem Dead Kennedys, Bad Religion, Sonic Youth, Pj Harvey, Nick Drake, Joy Division e The Pixies. Aprendeu a tocar guitarra sozinho. Aos 16 anos, ganhou uma Telecaster falsa, presente dos seus pais. Depressa comprou uma guitarra verdadeira. Brian também toca outros instrumentos como baixo, teclado, saxofone e bateria.