sábado, 12 de setembro de 2009

Desole


Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu a 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda.
Durante a sua infância, passou muito tempo em contacto com a natureza, na companhia do seu cão e a pescar. O contacto com a música não era grande, no entanto, o seu interesse crescia. Começou por cantar nos coros da escola ainda muito novo. Quando conheceu um namorado da irmã que tocava guitarra, ligou-se ao instrumento, que foi seu companheiro durante um longo período da adolescência.
Damien, que passou grande parte da adolescência a tocar guitarra no seu quarto, decide em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formar a banda Juniper com alguns dos seus colegas.
A liberdade de Rice e a sua relação com a natureza são características do músico desde a sua infância. Por volta dos 6 anos, quando saía para pescar no rio próximo à sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver. Em Março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás e mudou-se para a Toscana, Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de combóio, onde conseguia dinheiro para se manter. No ano seguinte, voltou para Dublin com ânimo revigorado e repleto de idéias novas.
Juntou-se, então, a um grupo de músicos, Lisa Hannigan que partilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão. Lançou em meados de 2002 o seu primeiro álbum "O". O CD foi gravado num estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento, o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor não esperava o enorme sucesso do álbum.
A música na vida de Damien Rice é mais do que uma fonte de renda e sucesso, é o instrumento pelo qual leva as suas idéias aos diferentes lugares por onde passa, um veículo que permite acção pacífica na defesa dos seus ideais. Participou na campanha para a libertação de Aung San Suu Kyi (líder política e activista birmanesa, premiada com o Nobel da Paz em 1991, líder da oposição ao regime ditatorial do país, activista dos direitos humanos) em prisão domiciliar em Mianmar/Birmânia. O músico compôs a música "Unplayed Piano" após uma visita a ela no seu país de origem em 2004. Em 2006 fez parte do projecto The Cake Sale, que reunia diversos grupos musicais e artistas solo da Irlanda, com o objectivo de angariar fundos para as campanhas "Oxfam" e "Ireland Make Trade Fair".
Tanto quanto com os direitos humanos, Damien preocupa-se com as causas ambientais. Tocou no Live Earth de 2007. Segundo ele (entrevista a Stop Global Warning), usa energia eólica em casa, biocombustível nos autocarros e camiões das turnés, sempre que possível, além de reverter receitas de músicas e espectáculos para causas ambientais.
No início do ano de 2009, o músico esteve no Brasil, onde realizou espectáculos em São Paulo e em Florianópolis, sendo este último beneficiente e com toda a receita revertida para a Associação Saúde Criança Recontar. Associação fundada em 2008 por Bebhinn Ramsay, amiga de adolescência de Damien. Rice.

Sem comentários:

Enviar um comentário